Nesta terça-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre a necessidade de sangue e componentes sanguíneos para transfusões no sistema de saúde. Várias são as situações nas quais pacientes precisam de doação sanguínea para sobreviver, portanto, é essencial que haja sangue em estoque. Uma única pessoa que doa sangue pode contribuir para a melhora do estado de saúde de muitas outras.
Para garantir a disponibilidade de suprimentos de sangue seguros e suficientes tanto em tempos normais quanto em emergências (uma pandemia, por exemplo), é fundamental que existam doadores de sangue.
A cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa mesma quantidade já é reposta pelo organismo em cerca de um dia. Por isso, sempre que puder, doe sangue e ajude a salvar vidas!
O que preciso fazer para ser um doador?
- Procurar o hemocentro de sua cidade;
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos. Menores de idade devem estar acompanhados do pai ou da mãe;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas anteriores à doação
- Evitar alimentação exagerada e gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
- Apresentar documento de identificação;
- Há pelo menos um ano não ter feito tatuagem, micro pigmentação ou colocado piercing. Esses procedimentos estão relacionados a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.